EDITAL
DE CHAMADA DE TRABALHOS PARA III JORNADA CIENTÍFICA DO ISEPE/RONDON
1 APRESENTAÇÃO
A
Coordenação de Pesquisa e Extensão torna
público os prazos e regras para inscrição de trabalhos a serem
apresentados na III JORNADA CIENTÍFICA
DO ISEPE/RONDON, a ser realizada nos dias 28 e 29 de outubro de 2013 nas
dependências da instituição.
2 DA INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS
Os
trabalhos poderão ser inscritos na modalidade de resumo expandido ou artigo científico. A apresentação dos
trabalhos é exclusivamente por comunicação oral. Esta se configura por uma
exposição ampla do trabalho em 10 minutos, com mais 5 minutos para discussão
pelos integrantes da sala, mediados por responsável pelos encaminhamentos
gerais das atividades.
Cada
trabalho pode ter até 4 autores, incluído o orientador. Cabe ressaltar que todo
trabalho inscrito por acadêmicos deve, obrigatoriamente, ter um professor
orientador. Para profissionais já formados tal exigência é dispensada.
Cada
autor pode submeter a publicação até 3 trabalhos e destes, apresentar oralmente
2.
2.1 DOS EIXOS TEMÁTICOS
Os
trabalhos deverão ser enquadrados em algum destes norteadores:
1) Do
clássico ao contemporâneo: discussões jurídicas
2) As
novas demandas do direito
3) O
direito como instrumento do Estado na
mediação de conflitos
4) Dilemas
da Administração: ontem e hoje
5) A
gestão e suas interfaces
6) Agronegócio e desenvolvimento regional
7) TCs
e a construção do conhecimento: resultados parciais (momento exclusivo para
apresentação dos trabalhos de conclusão de curso)*
8) Discussões
interdisciplinares nas ciências sociais aplicadas: saberes diversos e dilemas
afins
*Eixo
temático exclusivo para apresentação de trabalhos que são TC ou TCC e que estejam em fase de
elaboração.
3 DOS PRAZOS
Ø Envio
de trabalho (exclusivamente por e-mail): 22 de setembro de 2013
Ø Publicação
do aceite do trabalho: 11 de outubro de 2013
Ø Para
trabalhos aprovados com restrições, prazo para alterações solicitadas pelo
comitê editorial que condicionam o aceite definitivo: 19 de outubro de 2013
Ø Publicação
do ensalamento: 21 de outubro de 2013
4 DAS MODALIDADES E NORMAS
Os
trabalhos devem ser artigo científico ou resumo expandido, formatados
obrigatoriamente conforme modelo estabelecido pelo comitê editorial.
Formatação
geral a ser adotada na editoração:
a) Papel
A4;
b) Margens:
superior e esquerda a 3 cm; inferior e direita a 2 cm;
c) Fonte:
arial no tamanho 12 (para citações recuadas, rodapé e legendas utilizar fonte
10);
d) Não
inserir número de página;
e) Parágrafo:
1,5 cm;
f) Sistema
de citações: utilizar autor-data (NBR 10520/2002);
g) Notas
de rodapé: exclusicamente para informações complementares;
h) Referências:
utilizar NBR 6023/2002;
i) Arquivo:
o arquivo enviado deve ter a extensão.doc ou .docx obrigatoriamente.
4.1 RESUMO
EXPANDIDO
O
resumo expandido deve, obrigatoriamente, conter as seções a seguir mencionadas
e explicitadas. A extensão do trabalho é de 2 a 3 páginas. A formatação gráfica
deve obedecer ao modelo fornecido ao final deste documento, sob pena de
eliminação do processo seletivo.
Os
elementos necessários são:
a)
Título e
autoria: indicação do nome do trabalho (que deve ter
afinidade com o conteúdo e eixo temático) e os nomes dos autores responsáveis
pelo conteúdo (em rodapé indicar o professor orientador do trabalho, conforme
modelo disponível);
b) RESUMO:
Deve ser elaborado em fonte Arial 12, alinhado à esquerda, em parágrafo único,
sem recuos, com espaço entrelinhas simples e conter no máximo de 150
palavras. Sua intenção é construir um
panorama amplo do trabalho;
c) Palavras-chave:
No máximo 4 termos separados entre si por ponto;
d) INTRODUÇÃO:
deve conter uma referência ao assunto
a ser desenvolvido
no resumo expandido, bem como
as linhas gerais
que serão desenvolvidas no
corpo do mesmo.
Tal seção não admitirá subdivisões. A Introdução deverá
conter o(s) objetivo(s) do estudo apresentado;
e) METODOLOGIA:
o tipo de
estudo, método de abordagem, delimitação do universo e técnica de coleta
dos dados (caso for necessário);
f) FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA: Apresentação da
discussão teórica a partir da bibliografia disponível (indicar todas as fontes
nas referências);
g) APRESENTAÇÃO
E ANÁLISE DOS DADOS: apresentar
os dados obtidos e a análise realizada à luz do referencial teórico;
h) CONSIDERAÇÕES
FINAIS: deverão apresentar os resultados do estudo, dificuldades e novas
perspectivas;
i) REFERÊNCIAS:
lista dos materiais consultados.
4.2 ARTIGO
CIENTÍFICO
O
artigo científico deve, obrigatoriamente, conter as seções a seguir mencionadas
e explicitadas. A extensão do artigo deve ser entre 10 e 15 páginas, a
formatação gráfica deve obedecer ao modelo fornecido ao final deste documento,
sob pena de eliminação do processo seletivo.
Os
elementos necessários são:
a) Título e autoria: indicação do nome do
trabalho (que deve ter afinidade com o conteúdo e eixo temático) e os nomes dos
autores responsáveis pelo conteúdo (em rodapé indicar o professor orientador do
trabalho, conforme modelo disponível);
b) Resumo: O texto do
resumo deve conter de 150 a 250
palavras, ser escrito em letra arial 12 e entrelinhas simples. O resumo deve
indicar aspectos de maior relevância do artigo, explicitando objetivos, métodos, resultados e conclusões.
O texto deve ser redigido em um único bloco e não em tópicos. A primeira frase
deve ser elucidativa quanto ao tema principal e o tipo de estudo;
c)
Palavras-chave: são palavras ou
descritores que são significativas quanto ao conteúdo do artigo, indica-se no
máximo sete termos;
d)
INTRODUÇÃO:
deve estabelecer o assunto de forma clara, bem como a importância
da natureza do problema pesquisado, seu recorte teórico e espacial/temporal.
Deve indicar objetivos da discussão, justificativa a perspectiva teórica
adotada;
e)
REVISÃO
DA LITERATURA: o autor deve
fazer uma exposição aprofundada e uma discussão das teorias que foram
utilizadas. É uma discussão a partir de
um propósito bem específico: apresentar
as demonstrações dos argumentos teóricos e/ou de resultados que as sustentam;
f)
METODOLOGIA: como o trabalho foi encaminhado e quais recursos utilizados para
isso. Implica em esclarecer a que tipo de pesquisa o artigo se refere, se analisa dados
coletados; quais as técnicas, o universo de pesquisa, categorias utilizadas,
por exemplo;
g)
APRESENTAÇÃO
E ANÁLISE DOS RESULTADOS: apresentar os dados obtidos e o tratamento dado a
eles, preocupando-se em relacionar com o tema;
h)
CONSIDERAÇÕES FINAIS: são apresentadas as conclusões e as
descobertas do texto. Neste momento são relacionadas às diversas ideias
desenvolvidas ao longo do trabalho, em um processo de síntese dos principais
resultados, com os comentários do autor e as contribuições trazidas pela
pesquisa;
i)
TÍTULO,
RESUMO E PALAVRAS-CHAVE EM INGLÊS: tradução obrigatoriamente para o inglês
destes elementos;
j)
REFERÊNCIAS: lista dos conteúdos consultados.
OBS: Os
trabalhos para conclusão de curso (TC ou
TCC) que estão em fase de elaboração devem ser apresentados em forma de artigo
científico. Contudo, ao invés de apresentar “Considerações finais”, devem
apresentar o título “Resultados Parciais”, que contempla o estado atual do
trabalho e possíveis conclusões.
5 E-MAIL PARA ENVIO
O
e-mail da Coordenação de Pesquisa e Extensão é:
cpeiseperondon@gmail.com
O
e-mail enviado só será validado como inscrição se apresentar em anexo,
obrigatoriamente, o arquivo do trabalho e o arquivo com a ficha de inscrição
devidamente preenchida. O assunto da mensagem deve fazer referência ao evento.
Todos
os trabalhos recebidos serão avaliados pelo comitê editorial, vinculado à
instituição.
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