Coordenação de Pesquisa e Extensão

Coordenação de Pesquisa e Extensão

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Edital da Jornada Científica 2013


EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS PARA III JORNADA CIENTÍFICA DO ISEPE/RONDON

1 APRESENTAÇÃO

A Coordenação de Pesquisa e Extensão  torna público os prazos e regras para inscrição de trabalhos a serem apresentados  na III JORNADA CIENTÍFICA DO ISEPE/RONDON, a ser realizada nos dias 28 e 29 de outubro de 2013 nas dependências da instituição.

2 DA INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS

Os trabalhos poderão ser inscritos na modalidade de resumo expandido ou  artigo científico. A apresentação dos trabalhos é exclusivamente por comunicação oral. Esta se configura por uma exposição ampla do trabalho em 10 minutos, com mais 5 minutos para discussão pelos integrantes da sala, mediados por responsável pelos encaminhamentos gerais das atividades.
Cada trabalho pode ter até 4 autores, incluído o orientador. Cabe ressaltar que todo trabalho inscrito por acadêmicos deve, obrigatoriamente, ter um professor orientador. Para profissionais já formados tal exigência é dispensada.
Cada autor pode submeter a publicação até 3 trabalhos e destes, apresentar oralmente 2.

2.1  DOS EIXOS TEMÁTICOS

Os trabalhos deverão ser enquadrados em algum destes norteadores:
1)    Do clássico ao contemporâneo: discussões jurídicas
2)    As novas demandas do direito
3)    O direito como instrumento do Estado na  mediação de conflitos
4)    Dilemas da Administração: ontem e hoje
5)    A gestão e suas interfaces
6)    Agronegócio  e desenvolvimento regional
7)    TCs e a construção do conhecimento: resultados parciais (momento exclusivo para apresentação dos trabalhos de conclusão de curso)*
8)    Discussões interdisciplinares nas ciências sociais aplicadas: saberes diversos e dilemas afins
*Eixo temático exclusivo para apresentação de trabalhos que  são TC ou TCC e que estejam em fase de elaboração.

3 DOS PRAZOS

Ø  Envio de trabalho (exclusivamente por e-mail): 22 de setembro de 2013
Ø  Publicação do aceite do trabalho: 11 de outubro de 2013
Ø  Para trabalhos aprovados com restrições, prazo para alterações solicitadas pelo comitê editorial que condicionam o aceite definitivo:  19 de outubro de 2013
Ø  Publicação do ensalamento: 21 de outubro de 2013

4 DAS MODALIDADES E NORMAS

Os trabalhos devem ser artigo científico ou resumo expandido, formatados obrigatoriamente conforme modelo estabelecido pelo comitê editorial.
Formatação geral a ser adotada na editoração:
a)    Papel A4;
b)    Margens: superior e esquerda a 3 cm; inferior e direita a 2 cm;
c)    Fonte: arial no tamanho 12 (para citações recuadas, rodapé e legendas utilizar fonte 10);
d)    Não inserir número de página;
e)    Parágrafo: 1,5 cm;
f)     Sistema de citações: utilizar autor-data (NBR 10520/2002);
g)    Notas de rodapé: exclusicamente para informações complementares;
h)   Referências: utilizar NBR 6023/2002;
i)     Arquivo: o arquivo enviado deve ter a extensão.doc ou .docx obrigatoriamente.

4.1 RESUMO EXPANDIDO

O resumo expandido deve, obrigatoriamente, conter as seções a seguir mencionadas e explicitadas. A extensão do trabalho é de 2 a 3 páginas. A formatação gráfica deve obedecer ao modelo fornecido ao final deste documento, sob pena de eliminação do processo seletivo.
Os elementos necessários são:
a)   Título e autoria: indicação do nome do trabalho (que deve ter afinidade com o conteúdo e eixo temático) e os nomes dos autores responsáveis pelo conteúdo (em rodapé indicar o professor orientador do trabalho, conforme modelo disponível);
b)    RESUMO: Deve ser elaborado em fonte Arial 12, alinhado à esquerda, em parágrafo único, sem recuos, com espaço entrelinhas simples e conter no máximo de 150 palavras.  Sua intenção é construir um panorama amplo do trabalho;
c)    Palavras-chave: No máximo 4 termos separados entre si por ponto;
d)    INTRODUÇÃO: deve conter  uma  referência  ao  assunto  a   ser  desenvolvido   no   resumo  expandido, bem     como    as   linhas  gerais   que   serão   desenvolvidas     no   corpo   do   mesmo.     Tal seção    não   admitirá subdivisões. A Introdução deverá conter o(s) objetivo(s) do estudo apresentado;
e)    METODOLOGIA:  o  tipo  de   estudo, método de abordagem, delimitação do universo e técnica de coleta dos dados (caso   for  necessário);
f)     FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Apresentação da discussão teórica a partir da bibliografia disponível (indicar todas as fontes nas referências);
g)    APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS: apresentar os dados obtidos e a análise realizada à luz do referencial teórico;
h)   CONSIDERAÇÕES FINAIS: deverão apresentar os resultados do estudo, dificuldades e novas perspectivas;
i)     REFERÊNCIAS: lista dos materiais consultados.

4.2 ARTIGO CIENTÍFICO

O artigo científico deve, obrigatoriamente, conter as seções a seguir mencionadas e explicitadas. A extensão do artigo deve ser entre 10 e 15 páginas, a formatação gráfica deve obedecer ao modelo fornecido ao final deste documento, sob pena de eliminação do processo seletivo.
Os elementos necessários são:
a)   Título e autoria: indicação  do nome do trabalho (que deve ter afinidade com o conteúdo e eixo temático) e os nomes dos autores responsáveis pelo conteúdo (em rodapé indicar o professor orientador do trabalho, conforme modelo disponível);
b)    Resumo:  O texto do resumo deve conter  de 150 a 250 palavras, ser escrito em letra arial 12 e entrelinhas simples. O resumo deve indicar aspectos de maior relevância do artigo, explicitando  objetivos, métodos, resultados e conclusões. O texto deve ser redigido em um único bloco e não em tópicos. A primeira frase deve ser elucidativa quanto ao tema principal e o tipo de estudo;
c)    Palavras-chave: são palavras ou descritores que são significativas quanto ao conteúdo do artigo, indica-se no máximo sete termos;
d)    INTRODUÇÃO: deve estabelecer o assunto de forma clara, bem como a importância da natureza do problema pesquisado, seu recorte teórico e espacial/temporal. Deve indicar objetivos da discussão, justificativa a perspectiva teórica adotada;
e)    REVISÃO DA LITERATURA: o autor deve fazer uma exposição aprofundada e uma discussão das teorias que foram utilizadas. É uma discussão  a partir de um propósito bem específico:  apresentar as demonstrações dos argumentos teóricos e/ou de resultados que as sustentam;
f)     METODOLOGIA: como o trabalho foi encaminhado e quais recursos utilizados para isso. Implica em esclarecer a que tipo de pesquisa  o artigo se refere, se analisa dados coletados; quais as técnicas, o universo de pesquisa, categorias utilizadas, por exemplo;
g)    APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS: apresentar os dados obtidos e o tratamento dado a eles, preocupando-se em relacionar com o tema;
h)   CONSIDERAÇÕES FINAIS: são apresentadas as conclusões e as descobertas do texto. Neste momento são relacionadas às diversas ideias desenvolvidas ao longo do trabalho, em um processo de síntese dos principais resultados, com os comentários do autor e as contribuições trazidas pela pesquisa;
i)     TÍTULO, RESUMO E PALAVRAS-CHAVE EM INGLÊS: tradução obrigatoriamente para o inglês destes elementos;
j)      REFERÊNCIAS:  lista dos conteúdos consultados.
OBS: Os trabalhos  para conclusão de curso (TC ou TCC) que estão em fase de elaboração devem ser apresentados em forma de artigo científico. Contudo, ao invés de apresentar “Considerações finais”, devem apresentar o título “Resultados Parciais”, que contempla o estado atual do trabalho e possíveis conclusões.

5 E-MAIL PARA ENVIO

O e-mail da Coordenação de Pesquisa e Extensão é:

cpeiseperondon@gmail.com

O e-mail enviado só será validado como inscrição se apresentar em anexo, obrigatoriamente, o arquivo do trabalho e o arquivo com a ficha de inscrição devidamente preenchida. O assunto da mensagem deve fazer referência ao evento.
Todos os trabalhos recebidos serão avaliados pelo comitê editorial, vinculado à instituição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog não tolera comentários maliciosos, despeitosos e de outro caráter que não de interesse acadêmico.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.